Nosso Blog

Afinal, o que é madeira biossintética?

É desafiador tornar algo novo compreendido de forma imediata. Até porque, sendo novo, precisamos de referências, comparações e explicações que nos permitam entender a novidade, pois ela ainda não faz parte de nosso cotidiano.

Assim são os produtos da Madenwood. Quando procuramos situar nosso público sobre o que oferecemos ao mercado, tivemos que buscar a melhor definição: madeira biossintética. Tanto por ser realmente feita de madeira (bio) como pela adição de outros materiais e aditivos que lhe conferem suas propriedades inigualáveis (sintética); o termo é o que melhor se aplica, mas ainda há dúvidas sobre o que ela realmente é.

A madeira biosintética é a solução que a Madenwood oferece para o mundo para evitar o corte e destruição das florestas, que afetam absurdamente o ecossistema, quanto a necessidade de reciclagem dos plásticos que são um problema para a natureza, pela degradação lenta e poluição ambiental.

Sendo um compósito, ela faz a mistura e fusão de madeira e polímero de alta densidade reciclados, além de acrescentar outros aditivos químicos não tóxicos. Por processo de extrusão, os moldes definem a dimensão das tábuas e lâminas e os corantes a sua tonalidade. Assim conseguimos obter um produto com peso, cheiro natural e excelente textura. Além de contribuir imensamente com o meio ambiente, a madeira biossintética possui enormes vantagens em relação à madeira natural. Oferecendo maior durabilidade, resistente à corrosão, pragas e fungos, não solta farpas e está sendo bastante usada na fabricação de decks, assoalhos, revestimentos, casas, bancos e outras inúmeras aplicações.

Na Engenharia Civil, é um diferencial competitivo principalmente para atender à necessidade de conformidade ambiental e aos chamados “selos verdes”, que são os processos construtivos de acordo com a norma NBR ISO 14024.

É importante ressaltar que uma árvore é poupada a cada 40 metros quadrados de madeira biossintética utilizada. Portanto é possível continuar obtendo todos os benefícios do elemento natural para dar beleza e conforto aos projetos mas com um produto industrializado de forma sustentável, em toda a cadeia produtiva.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!